A importância da Visibilidade de pessoas com Surdez Unilateral
No dia 7 de fevereiro, o Nurap, representado pela Gerente de Inclusão Rosemeire Andrade, pelo intérprete de libras Renan e pela Interprete Sara Conceição, participou de uma palestra online promovida pela Câmara Paulista pela Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Durante o evento, foram abordadas questões relacionadas à surdez unilateral, caracterizada pela perda total da audição em um dos ouvidos, apresentando o porquê é necessário estender ações sociais que possam incluir essas pessoas, de que maneira essa condição afeta o dia a dia, se tornando um obstáculo para as interações sociais e profissionais. É importante destacar que os direitos das pessoas com essa deficiência estão garantidos pela Lei 14.768 de 2023. Embora tenha sido vetado em 2022 pelo último governo, felizmente a lei foi restabelecida em 22 de dezembro de 2023.
Essa legislação amplia a aplicação da Lei de Cotas para esse público, proporcionando visibilidade social e oportunidades de bolsas de estudo e emprego. Além disso, o Nurap está comprometido em acolher essas pessoas por meio do projeto “A Caminho da Inclusão“, oferecendo suporte para o ingresso e permanência no mercado de trabalho para pessoas com deficiência.