Aniversário da lei de cotas: Nurap participa do Contrata SP
No dia 22 de julho o Nurap participou do Contrata SP em comemoração aos 33 anos da lei de cotas, o Departamento de Relacionamento e Inclusão foi até a Praça das Artes no Vale do Anhangabaú, levando mais de duzentas oportunidades de emprego para pessoas com deficiência, além de promover a interpretação em Libras durante o evento.
Com está ação, o Nurap reafirma seu compromisso com a inclusão social e a promoção da igualdade de oportunidades, e continuará atuando como um agente de mudança para combater as barreiras que impedem a plena participação das pessoas com deficiência na sociedade.
Saiba mais sobre a importância desta data:
A lei de cotas é reconhecida pelo seu importante papel na inclusão de grupos minoritários, como pessoas pretas, pardas, indígenas, pessoas com deficiência e de baixa renda. Esta legislação assegura a oportunidade de acesso às universidades públicas, contribuindo para equilibrar a desigualdade entre as classes sociais e reparar um passado brasileiro marcado por violência, escravidão e preconceito.
No entanto, não é apenas na educação que essa política é adotada. Primeiramente, a lei 8.123/91, promulgada em 24 de julho de 1991, surgiu em um momento em que a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho estava se tornando um tema mais discutido. Isso evidencia que o emprego formal é uma forma de alcançar independência e autonomia, o que é viável mesmo com limitações físicas ou cognitivas. A legislação propõe que empresas com 100 funcionários ou mais reservem de 2% a 5% de suas vagas para esse público.