Nurap
Tendência

Aniversário da Lei de Cotas: Nurap disponibiliza mais de 200 vagas para pessoas com deficiência

A lei de cotas é reconhecida pelo seu importante papel na inclusão de grupos minoritários, como pessoas pretas, pardas, indígenas, pessoas com deficiência e de baixa renda. Esta legislação assegura a oportunidade de acesso às universidades públicas, contribuindo para equilibrar a desigualdade entre as classes sociais e reparar um passado brasileiro marcado por violência, escravidão e preconceito.

No entanto, não é apenas na educação que essa política é adotada. Primeiramente, a lei 8.123/91, promulgada em 24 de julho de 1991, surgiu em um momento em que a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho estava se tornando um tema mais discutido. Isso evidencia que o emprego formal é uma forma de alcançar independência e autonomia, o que é viável mesmo com limitações físicas ou cognitivas. A legislação propõe que empresas com 100 funcionários ou mais reservem de 2% a 5% de suas vagas para esse público.

E para comemorar os 33 anos da lei, o Nurap, em parceria com a Câmara Paulista para Inclusão de Pessoas com Deficiência, estará na Praça das Artes, no Centro Histórico de São Paulo, no dia 24 de julho. Serão oferecidas mais de 200 vagas de emprego destinadas a pessoas com deficiência. Esta iniciativa visa proporcionar acesso ao trabalho formal para esse grupo, garantindo seus direitos a uma renda estável em um ambiente acessível, com suporte adequado. Além disso, busca integrar essas pessoas ao convívio social e desenvolver suas habilidades profissionais.

Raquel Magalhães Alves

22 anos, formada em Tecnologia em Design Gráfico, e atualmente trabalha no Nurap - Diversidade e Inclusão, com o desenvolvimento de identidades visuais de projetos sociais, divulgação da instituição nas redes sociais e ilustração. Passa maior parte do seu tempo livre vendo entretenimento asiático e gosta desde sempre do mundo geek.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo