Eventos

110 pessoas passam por curso de qualificação profissional

A Coordenação de Políticas para Diversidade Sexual (CPDS), da Secretaria de Justiça e Cidadania, recebeu 110 pessoas LGBTQIA+ no curso de qualificação profissional, realizado de 27 de novembro a 8 de dezembro em um ônibus-escola, estacionado no Pátio do Colégio, 184.

 

No interior do veículo, os alunos participaram de oficinas e palestras, que abordaram preparação para o mercado de trabalho, direitos sociais, combate à discriminação no local e nas relações de trabalho, empreendedorismo social e educação financeira. Também confeccionaram e enviaram currículos.

Os participantes vieram de diferentes regiões da cidade, mobilizados por lideranças sociais e serviços de atenção às pessoas LGBT+, como a Casa Florescer e o Centro de Cidadania de LGBTI+ do município de São Paulo.

 

110 pessoas passam por curso de qualificação profissional
110 pessoas passam por curso de qualificação profissional

Crystal Cordeiro Celeste contou que tem dificuldade de encontrar trabalho por ser trans. Participou de 63 entrevistas de emprego e não conseguiu nada. “Até entrei em depressão, mas não desisto, é preciso ter foco e tentar. Ações assim são importantes porque a gente adquire conhecimento, melhoram o nosso humor e a nossa comunicação”, disse a aluna.

Para o Coordenador da CPDS, Rafael Calumby, a qualificação profissional e a orientação em direitos são fundamentais para a construção da autonomia da população LGBT+. “Criamos oportunidades para inserção e permanência no mercado de trabalho e sensibilizamos empresas para que contratem pessoas LGBT+, fortalecendo seus negócios a partir da valorização da diversidade e igualdade”, comentou.

O projeto é uma parceria com o Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social (NURAP) e a Coordenação de Políticas LGBT+ da Prefeitura de São Paulo. As atividades foram ministradas por profissionais do próprio NURAP, do SEBRAE, do NossBank e da CPDS.

Nurap Diversidade e Inclusão

NURAP (Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social), fundado pelo Rotary Club de São Paulo Brooklin e Rotary Club de São Paulo Morumbi, com a missão de acolher e desenvolver pessoas pertencentes às classes minorizadas, através da capacitação e inclusão no mercado de trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo